História



Desde meados do século XVI que a aldeia de S.Joaninho é freguesia e situa-se no distrito de Viseu, concelho de Castro Daire.

Em tempos as terras de S. Joaninho constituíam um couto já existente ao tempo da fundação da Nacionalidade e eram um pertenço do Mosteiro de S. João de Tarouca. Estas ter-lhe-ão sido retiradas pelo Rei D. Dinis devido a uma maior carência de meios de subsistência deste Mosteiro tendo sido posteriormente entregues ao Mosteiro da Ermida situado em Castro Daire.

Mais tarde terá sido constituído como foro, novamente atribuido às autoridades monásticas de S. João de Tarouca, à qual a população de S. Joaninho passara a pagar tributos da atividade agrícola. Assim se justifica a expressão popular utlizada até aos dias de hoje "Tu pagas para Tarouca!".

Até à atualidade esta freguesia sobreviveu, essencialmente dos produtos da terra, continuando até hoje a ser um importante meio de sobrevivência conjuntamente com trabalhos de construção civil.

Uma vez que não é possível fazer uma visita guiada à freguesia de S. Joaninho, onde poderíamos não só desfrutar do ar puro destas terras como das mais belas paisagens, deixamos-lhe esta pequena apresentação: 


A Associação Cultural e Social de S. Joaninho - ACSSJoaninho com sede na freguesia de S. Joaninho é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que nasce da vontade e iniciativa de um grupo de populares. Assim, reza a história que em:

1991 - há a primeira manifestação, através na pessoa do Sr. Abílio Gonçalves Ribeiro, da necessidade de criar uma resposta de cariz social para as pessoas idosas de S. Joaninho.

Abril 1992 – constitui-se a comissão instaladora do que vira a ser a Associação Cultural e Social de S. Joaninho. Faziam parte desta comissão o Sr. Bernardino Ferreira Rodrigues, D.ª Maria de Fátima Ramos Pereira e Sr. Agostinho de Jesus Gonçalves de Paiva.

22 junho 1992 – funda-se a Associação Cultural e Social de S. Joaninho - ACSS Joaninho.
    
Desde então para cá que ACSSJoaninho tem vindo a contar com o contributo inesgotável das mais variadíssimas pessoas na promoção da cultura, desporto no apoio à infância e junventude e principalmente à populção idosa.

Junho 2002 - Inicia a prestação de serviços e consequentemente o apoio de proximidade à população idosa das freguesias de S. Joaninho, Cujó e Almofala.

2007 - São dados os primeiros passos na elaboração do projeto de construção de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas - ERPI, o que até à data não passava de uma mera aspiração.

2011 - Após aprovação do projeto para a ERPI pelo Instituto da Segurança Social, foram então lançadas as primeiras pedras para a construção do que é hoje o Lar de Esperança e Bem Estar.

15 junho 2013 - Inauguração do Lar de Esperança e Bem Estar de S. Joaninho Exmo. Senhor Dr. Diretor do Instituo da Solidariedade e Segurança Social do Distrito de Viseu Dr. Joaquim Seixas.

Website Builder Software